
Plínio Sarti
Secretário Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Solidariedade
Plínio Gustavo Adri Sarti, 72 anos, é advogado. Desde a juventude é um militante permanente em defesa do Estado Democrático de Direito. Sua carreira política iniciou-se no município de Sertãozinho, interior de São Paulo, onde se tornou vereador com 26 anos, chegando à presidência da Câmara.
Os intensos trabalhos desenvolvidos com vereador e nos movimentos sociais e sindicais, projetaram-no a estruturas maiores. Em 1985, tornou-se Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, em Brasília.
Em 1991, foi Secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Promoção Social do Governo do Estado de São Paulo, que também compreendia a pasta do Trabalho. Três anos após organizar a estrutura das relações do trabalho, em 1994, tornou-se Secretário Estadual do Trabalho (SERT).
Com destacado trabalho frente à SERT, em 1995, Plínio Sarti foi convidado a integrar o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão do Governo Federal, em Brasília, onde atuou como Secretário de Relações do Trabalho do MTE.
Com ligação direta também no movimento sindical, em 1998, Sarti foi Coordenador do Departamento Jurídico da Federação dos Metalúrgicos no Estado de São Paulo, entidade que representa cerca de 700 mil trabalhadores.
Também atuou nos departamentos jurídicos de várias entidades sindicais até integrar, em 2013, a diretoria do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, como Secretário-geral da entidade.
Com amplo trabalho no Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, somada à vasta experiência em sua história de luta por um Brasil melhor, Sarti foi nomeado para desenvolver políticas públicas para a Terceira Idade, na Secretaria Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do partido Solidariedade.
O Solidariedade criou a Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos para poder lutar pelos direitos das pessoas aposentadas, pensionistas e idosas, cobrando do Poder Público, das famílias e da sociedade a responsabilidade na garantia de proporcionar-lhes melhoria na qualidade de vida, bem-estar e dignidade.
A Secretaria tem como meta ser referência na melhoria da qualidade de vida dos aposentados, pensionistas e idosos e suas famílias por meio da fiscalização, do fortalecimento e criação de políticas públicas que atendam às suas necessidades.
Todas as ações da Secretaria são pautadas nos seguintes valores: comprometimento, respeito e dignidade;
Bandeiras:
APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS
- Saúde;
- Previdência;
- Acessibilidade;
- Geração de Renda e Garantia de emprego;
- Esporte, Lazer e Cultura;
- Educação;
- Segurança;
- Mobilidade;
- Moradia;
- Assistência Jurídica;
- Isenção IPTU;
- Assistência Social.
Últimas Notícias:
Idosos têm o poder de decidir as eleições
Conforme se estabelece na Constituição Federal, art.14, § 1º, os brasileiros com 70 anos ou mais não possuem obrigatoriedade de votar. Com essa brecha na lei, muitos idosos estão deixando […] Continue lendo
Envelhecimento da população gaúcha na mira de políticas públicas
A inserção da pauta da população idosa na agenda dos postulantes ao governo do Estado do Rio Grande do Sul tem sido uma preocupação da Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e […] Continue lendo
Pela isenção do IPTU aos idosos de baixa renda
Como os governantes brasileiros não estabelecem macro políticas públicas para assegurar condições dignas aos aposentados, pensionistas e idosos, um dos mecanismos para enfrentar a situação de desamparo, é realizar ações […] Continue lendo
Veja todas as notícias de Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos