Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama

Criado nos anos 90, nos Estados Unidos, o movimento “Outubro Rosa” visa conscientizar as mulheres para uma rápida identificação do câncer de mama e no seu controle – o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e responsável por cerca de 25% de novos casos a cada ano. O tema da ação para 2016 será “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

Apesar de raro entre as mulheres com idades inferiores a 35 anos, os casos de câncer de mama vêm aumentando gradativamente principalmente entre as mulheres com mais de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade em decorrência desse tipo de câncer no Brasil é alta justamente em razão de o mesmo ser diagnosticado em estágios avançados.

Organizado em várias partes do mundo, o “Outubro Rosa” é realizado no Brasil com inúmeras atividades, entre elas a realização de exames de prevenção gratuitos às mulheres, como a mamografia, que permite identificar precocemente nódulos cancerígenos a fim de que sejam realizados os procedimentos necessários para um combate eficaz da doença e uma redução da mortalidade por ela provocada.

Somente com a mobilização e a participação de todos vamos garantir saúde, respeito e dignidade a todas as mulheres.