Solidariedade RN promove campanha educativa: “A calçada é do pedestre”

Uma campanha de divulgação defendendo o uso das calçadas para os pedestres começou a ser veiculada no dia 23 de janeiro em Natal pelo partido Solidariedade do Rio Grande do Norte.

A campanha tem outdoors, postagens nas redes sociais, panfletos distribuídos nos semáforos das maiores cidades do Estado e exibição de faixas sobre o tema. O próprio presidente estadual do partido, deputado Kelps Lima, está indo às ruas fazer a panfletagem com a equipe do Solidariedade regional. Vereadores dos municípios do interior estão engajados no projeto.

Além de Natal, a campanha também está sendo feita em Mossoró e Parnamirim, as duas maiores cidades depois da capital.

A ideia é mobilizar a opinião pública para o respeito às calçadas para uso exclusivo dos pedestres. A campanha foi produzida com a intenção de que o tema vire rotina nos debates entre as pessoas, principalmente nas reuniões de famílias, que são as células principais onde os cidadãos captam o mais forte conteúdo que delimita as relações humanas.

“Eu acredito, seriamente, que boas campanhas educativas, continuadas, focando o conteúdo adequado, ajudam a melhorar a sociedade e criam hábitos saudáveis na coletividade. Minha experiência diz que nem todo motorista é um infrator contumaz. As campanhas educativas ajudam a fazer essa triagem, separando o motorista desatento, o bom motorista e o infrator repetitivo. A este último, sim, deve ser aplicado o rigor e a parte mais forte da lei. Mas não devemos criar uma cultura de punição para todos quando apenas uma minoria é responsável pela maior parte dos problemas. Educar e orientar é melhor”, defende o deputado Kelps Lima, que já foi secretário de Mobilidade Urbana de Natal e, em 2009, levou o município a vencer um prêmio nacional de mobilidade promovido pela Câmara dos Deputados.