Solidariedade está em mais de 75% dos municípios no Pará

O Estado do Pará possui 144 municípios e, em apenas três anos, o partido Solidariedade já conseguiu formar 110 comissões provisórias, que vão disputar as Eleições 2016. O presidente estadual do partido no estado, James Frederico Medeiros, cedeu entrevista para o Solidariedade Nacional e destacou o crescimento da legenda local e nacionalmente, além da importância no processo do impeachment e no retorno dos trabalhos no Congresso após meses de estagnação.

Solidariedade – Como você planeja o crescimento do partido no Pará?

James Frederico Medeiros – O estado possui 144 municípios e nós já temos 110 comissões provisórias. Desta forma, conquistando espaço e formando lideranças, conseguiremos nos instalar e propagar nossa ideologia para conquistar cada vez mais espaço e filiados. A partir deste ano, o TSE obriga os partidos a criar diretórios nos municípios. Mas isso não será feito sem critério. Vamos nos basear nas eleições municipais deste ano, analisar o comportamento das comissões durante a campanha e os resultados. As que tiverem êxito passarão a diretório.

Solidariedade – Como o Solidariedade-PA está colaborando com a campanha dos candidatos às Eleições 2016 aí no estado?

James Frederico Medeiros – Nós estamos com um forte trabalho de corpo a corpo, inclusive com a presença do deputado federal Wladimir Costa, para levar o nome e a ideologia do partido para todos os municípios do Pará. Wladimir está neste momento na região de Marabá para fazer esse trabalho. Ele participa de comícios e distribuição de material e isso colabora com os candidatos do partido. Impulsiona as campanhas. Além disso, ajudamos com materiais impressos e jingles.

Solidariedade – Em um cenário promissor, como deverá estar o Solidariedade-PA em dois anos?

James Frederico Medeiros – O cenário será bem positivo. Aguardamos as eleições deste ano para termos um panorama melhor e estabelecermos nossas metas. Queremos expandir os cursos de formação política, em parceria com a Fundação 1º de Maio, para também estreitar laços com todas as nossas lideranças e pretendemos buscar jovens engajados que queiram trabalhar a partir de nossas ideologias.

Apesar das metas não estarem ainda estabelecidas, temos como ambição manter nosso deputado federal Wladimir Costa no cargo e fazer três estaduais, já que hoje temos um.

Solidariedade – A notícia da cassação do mandato do deputado federal Wladimir Costa prejudicou a própria imagem e a do partido?

James Frederico Medeiros – Na verdade, o deputado Wladimir Costa nunca chegou a ser afastado. O que houve foi uma recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para analisar a prestação de contas da campanha dele de 2012. Nós entramos com recurso e também vamos fazer o mesmo no Tribunal Superior Eleitoral. Por enquanto, ele segue trabalhando arduamente em congruência com a agenda do partido.

Solidariedade – A imprensa se negou a falar dos problemas de saúde do deputado Wladimir e taxou-o como o mais faltoso nas sessões da Câmara dos Deputados. Como lidar com essa situação para não comprometer a imagem do partido?

James Frederico Medeiros – De fato, a imprensa de um modo geral insiste em destacá-lo como deputado mais faltoso, mas não informa os motivos. O que temos a dizer é que todas as suas ausências foram justificadas por laudos médicos, inclusive passou pela junta médica na Câmara dos Deputados para confirmar o problema. Wladimir fez duas cirurgias na coluna, colocou pinos e segue em tratamento com fisioterapia.

Apesar da mídia noticiar apenas as ausências do deputado, sua imagem e a do partido não foram afetadas, já que ele está em seu quarto mandato e a população do Pará conhece bem seu trabalho.

Solidariedade – Como o Solidariedade-PA pode colaborar com o crescimento do partido nacionalmente?

James Frederico Medeiros – O próprio trabalho do deputado Wladimir já é de grande valia. Além disso, temos colaborado para aumentar o partido em âmbito estadual e consequentemente conquistar apoio e formar lideranças que contribuam com o andamento do Solidariedade.

Solidariedade – Nestes três anos de Solidariedade, quais ações do partido foram positivas e de visibilidade?

James Frederico Medeiros – O Solidariedade foi fundamental principalmente na questão do impeachment de Dilma Rousseff, que se efetivou nesta semana, não apenas pela destituição da presidente, mas porque agora vamos retomar as votações no Congresso que até o momento estavam estagnadas. Assuntos como Reforma Política, combate à corrupção e revitalização das indústrias nacionais precisam andar.

Solidariedade – Há alguma questão em que o Solidariedade não esteja atuando de forma que lhe agrade?

James Frederico Medeiros – O Solidariedade é bem ativo, tem participado bem em todas as questões em destaque. Um assunto que precisamos unir todas as nossas forças é o combate à corrupção para mudar a imagem política no país.

Solidariedade – O Solidariedade assumiu recentemente a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. O quanto isso foi positivo para o partido?

James Frederico Medeiros – A secretaria é de fundamental importância para o fortalecimento do partido e também porque isso irá gerar uma agenda de agricultura familiar e desenvolvimento agrário em todos os estados.