Solidariedade aprova criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Ana Claudia Bitencourt eleita secretária da Pessoa com Deficiência do Solidariedade

A Executiva Nacional do Solidariedade decidiu, nesta quinta-feira (30/06), em reunião realizada em Brasília, aprovar a criação de nova secretaria para o partido: a da Pessoa com Deficiência.

Sabe-se que mais de 47 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Por isso, a secretaria foi aprovada por aclamação. Ana Claudia Bitencourt foi escolhia como secretária e ressaltou a importância dessa ideologia defendida pelo partido: “Foi preciso a criação desta secretaria para conscientizar pessoas que esse tema é importante para todos, já que as propostas e projetos existentes não são suficientes”.

Ana Cláudia destacou também que acessibilidade é um assunto que se encaixa perfeitamente com o nome do partido. “Solidariedade é o ato de pensar no próximo e nós precisamos abraçar esse tema”, disse ela.

Durante sua apresentação, a nova secretária expôs algumas fotos e relatou: “Muitas ações pensadas para as pessoas com deficiência são mal elaboradas”, enquanto mostrava série de locais onde as medidas de acessibilidade eram extremamente falhas.

Estiveram presentes no encontro o presidente nacional da legenda, o deputado federal Paulinho da Força, e todos os presidentes estaduais, entre eles: o de São Paulo, David Martins; de Roraima, deputado estadual Jalser Renier; do Maranhão, Simplício Araújo; do Rio Grande do Norte, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Natal, Kelps Lima e do Amapá, o deputado estadual Max Andrade. Além do deputado federal Áureo Lídio; o vice-presidente do Solidariedade, Miguel Torres; o secretário-geral de São Paulo, Alexandre Pereira; o secretário dos Negros, Índios e Movimentos Sociais, Carlos Cavalcanti Lacerda; a secretária da Mulher, Eunice Cabral; o secretário dos Aposentados Pensionistas e Idosos, Carlos Ortiz; o secretário de Movimento Sindical, Geraldino dos Santos; dos Jovens, o deputado federal Lucas Vergílio; o secretário do Meio-Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar, o deputado federal Zé Silva; o secretário Nacional de Relações Internacionais, Neco e o tesoureiro nacional Luciano Araújo.

Representando a Fundação 1º de Maio, a presidente da instituição, Samanta Costa; o diretor técnico, Diógenes Sandin; o coordenador de políticas públicas, Cláudio Prado; o membro do conselho curador da Fundação, Diogo Telles e o coordenador de comunicação, Guilherme Martinelli.

A nomenclatura da secretaria ainda será debatida e pode sofrer alteração.