Quebrando o silêncio

O Solidariedade Mulher RN inicia hoje, primeiro dia de agosto, mês em que a Lei Maria da Penha completa 11 anos, a campanha #QuebrandoOSilêncio.

A campanha objetiva incentivar a mulher em situação de violência doméstica e familiar a procurar ajuda de amigos e familiares… a denunciar, quebrando assim o ciclo da violência vivida ou presenciado. Mas não só isso, objetiva também conscientizar as pessoas da importância de não se calar frente a qualquer violência e agressão à mulheres e meninas, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Fomos educadas a não “meter a colher”, a ficarmos caladas, a aceitar os abusos sofridos ou presenciados. Mas é preciso desconstruir a cultura do silêncio, mostrar que não aceitamos mais abusos e agressões, venham eles de onde vierem. Chega !!

Não é à toa que o Brasil continua ocupando o quinto lugar no mundo em assassinatos de mulheres por questão de gênero. Um flagelo social que precisa da participação de toda a sociedade e atores sociais para reduzir e erradicar essa violência covarde e silenciosa que acontece diariamente nos lares das famílias brasileiras.

Não é mais possível conviver com essa realidade. Meta a colher. Participe. Quebre o silêncio. Denuncie, sendo você a vitima ou não. Silenciar a violência é tornar-se cúmplice dela.