Protesto e renovação em pauta na apresentação da nova executiva do Solidariedade em Canoas/RS

 Política participativa e ações práticas a serviço das pessoas. Estes foram os principais compromissos reforçados pelas lideranças do Solidariedade/RS na apresentação da nova executiva municipal do partido, na noite do último sábado (26), em um jantar que reuniu cerca de 200 pessoas no bairro Rio Branco. O presidente estadual da sigla, Clàudio Janta, reforçou o desafio de transformar o descrédito que envolve a política em possibilidade de renovação dos parlamentos e deu as boas-vindas ao novo grupo, presidido pela canoense, Naligia Alves.

Refletindo acerca da greve dos caminhoneiros, que retira da esfera política e traz às ruas e rodovias do país a luta pela desoneração dos combustíveis, Janta enfatizou que a democracia representativa precisa retomar a legitimidade e defendeu o protesto eleitoral por meio do voto útil. “Não votar ou anular o voto materializa o sentimento de insatisfação do cidadão, mas acaba com a oportunidade de que pessoas que já realizam um grande trabalho pela comunidade possam defender estas causas no parlamento”, alertou.

A nova executiva conta com dois vice-presidentes – Adriano Marques (Agitasamba) e Carlla Slongo, Igor de Souza na tesouraria, Camila Barreto na secretaria-geral, Djaniffer da Encarnação na secretaria adjunta e Leonardo Cachambu, na organização. Nas secretarias, que constituem órgãos relacionadas aos movimentos sociais, responsáveis pela atuação de base e interlocução para políticas públicas setoriais, estão Fabiana Pereira na Igualdade Social, Priscila Santos na Secretaria da Mulher, Evandro Alves com os Aposentados, Pensionistas e Idosos, Claudia Casares na Atenção à Drogadição,Vanessa Dalbom Pereira no Meio Ambiente, Angélica Chies na Secretaria da Pessoa com Deficiência e Bruna Aires na Juventude.

Para resgatar a confiança da população, o envolvimento em ações e projetos que reforcem o protagonismo do cidadão já tem sido uma marca registrada do Solidariedade em Canoas. O trabalho realizado previamente por meio das secretarias, em especial às causas da Pessoa com Deficiência (PCD) e da Mulher, a nova presidente municipal, Naligia Alves, destaca entre as metas do grupo a ampliação dos trabalhos setoriais e maior projeção dos projetos sociais em curso. “Todas as pessoas engajadas na nova executiva têm um trabalho social e essa força priorizará desde a qualificação de pessoas, até a busca de parcerias com movimentos e a prefeitura, para que os nossos projetos possam avançar e sejam recebidos em cada vez mais comunidades”, manifestou.

O secretário estadual de Formação Política do Solidariedade, Carlos Varreira, reforçou que o crescimento do projeto defendido pelo Solidariedade passa pela consolidação de executivas municipais alinhadas com a proposta do partido em Canoas. Também esteve presente o vereador, Deoclecio Mello, líder do Solidariedade em Cachoeirinha e o secretário municipal de Relações Institucionais, Alexandre Bittencourt.