Lançamento da frente parlamentar da extensão rural na próxima quinta feira

O lançamento da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (FATER) acontece nesta quinta-feira,16 de abril, na Câmara dos Deputados. A criação da Frente tem objetivo de acompanhar, propor e analisar projetos e programas que disciplinem os temas relacionados ao setor.

O lançamento é uma iniciativa do deputado federal Zé Silva do Solidariedade/MG, que apresentou o requerimento número 427/2015, de recriação da Frente de Ater, aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura.

“A Frente Parlamentar de Ater é o reconhecimento e a garantia do espaço no Congresso Nacional, a valorização de um seguimento essencial para o Brasil, para darmos continuidade ao projeto de fortalecimento da extensão rural brasileira”, explica Zé Silva presidente da frente, que tem como vice-presidente o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

O parlamentar  explica que a frente irá promover atividades científicas e acadêmicas, inclusive pesquisas e intercâmbio de pesquisadores, especialistas e estudantes, além de realizar debates e eventos em geral, para o aprimoramento da assistência técnica e extensão rural, além de promover gestões junto aos governos federal, estadual e municipal para a política da assistência técnica e extensão rural e a busca da redução das desigualdades sociais no campo, dentre outras atividades.

Zé Silva ressalta que a agricultura pode fazer muito mais pelo crescimento da economia brasileira  e que a agricultura familiar gera 77% dos empregos no setor agrícola. “O serviço de Ater é fundamental para o setor continuar sendo destaque na produção de alimentos, geração de riquezas e distribuição de renda, portanto a assistência técnica e extensão rural é fundamental para a consolidação do setor, que atende a 2,3 milhões de agricultores, sobretudo de base familiar”, disse.

Histórico: Criada pelo deputado Zé Silva na legislatura passada, por exigência do Regimento Interno da Câmara, teve que ser recriada nesta Legislatura e contou com a assinatura de mais de 200 parlamentares-membros.

Foram convidados para o lançamento: os deputados membros da Comissão de Agricultura; Frente Parlamentar Agropecuária (FPA); Órgãos e Entidades ligados à Assistência Técnica e Extensão Rural; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão (ASBRAER); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF); Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); Federação Nacional dos Trabalhadores de Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal e Minas gerais; entre outras.

 

Serviço:

Data: 16/04/2015

Horário: a partir das 9h

Local: auditório Nereu Ramos, anexo II, Câmara dos Deputados