Câmara dos Deputados discute projeto de sistema de reaproveitamento de água

Deputados da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados reuniram-se para discutir o PL 4109/2012, de autoria do deputado federal Laércio Oliveira e que estabelece a obrigatoriedade do reaproveitamento da água nas novas construções. As águas das chuvas servirão para lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e para a irrigação de hortas e jardins.  A comissão vai tentar implantar esse sistema na Câmara dos Deputados, que tem mais de 800 banheiros e que serviria de exemplo para outras construções.

“Estamos discutindo a viabilidade de que a empresa que fabricar os produtos, receba seu pagamento de acordo com a economia feita na Câmara. Se a instituição vai aprovar o projeto, é importante que dê o exemplo e já o coloque em prática”, afirmou Laércio Oliveira.

O projeto prevê que novas edificações residenciais e comerciais serão obrigadas a possuir sistema integrado de captação e reutilização de águas pluviais. Já as águas escoadas de tanques, pias, máquinas de lavar, bidês, chuveiros e banheiras, serão reaproveitadas no abastecimento de descargas de vasos sanitários ou mictórios. O projeto de lei também estende o reuso das águas para lagos artificiais, chafarizes de parques, praças e jardins.