Pedro Fernandes

Aos 31 anos, o Deputado Estadual Pedro Fernandes tem a política no sangue. Neto do falecido Deputado Estadual Pedro Fernandes (recordista de mandatos na ALERJ) e filho da Vereadora Rosa Fernandes (a mais votada da capital em 2012), ganhou experiência na vida pública como subprefeito do Grande Irajá e Penha.

Fernandes é Cirurgião Dentista, pós-graduado em Políticas Públicas pelo IUPERJ, com cursos de extensão nas Universidades de Salamanca (Espanha) e Harvard (Estados Unidos), e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. É Professor Universitário da Estácio de Sá e da Unigranrio, na área de Administração de Empresas.

Na administração pública, ocupou os cargos de Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, além de Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2006, aos 23 anos, tornou-se o mais jovem político a ser eleito para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Na história da ALERJ, foi o Parlamentar mais novo a ocupar um cargo na Mesa Diretora, como vice-presidente. Em 2010, foi eleito para o segundo mandato de Deputado Estadual, com 69.571 votos. Em 2011, ocupou a presidência da Comissão de Obras da ALERJ, e foi reeleito em 2014 com 75.366 votos.

 

Mandato atuante

Pedro Fernandes também atuou como presidente da Comissão Especial do Cumprimento das Leis (Cumpra-se), que propunha a revogação de leis em desuso e o cumprimento das normas vigentes. Em outubro de 2013, filiou-se ao Solidariedade, assumindo a presidência do diretório municipal do partido. Este ano, ao assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, criou o projeto Rio Mova-se (centro de fisioterapia e reabilitação), foi responsável pela reforma de Restaurantes Cidadão, tais como do Ceasa. Também foi coordenador dos serviços sociais do Estado na pacificação da Vila Kennedy e da Maré. Pela primeira vez, os serviços sociais chegaram junto com a polícia às comunidades pacificadas.