Carregando...

Zé Silva

Deputado federal, presidente estadual (MG) e 1° secretário-executivo nacional

  • Home
  • Perfil
  • Zé Silva

José Silva Soares, o Zé Silva, natural de Iturama (MG), no Triângulo Mineiro, é casado, pai de dois filhos, deputado federal pelo quarto mandato pelo Solidariedade, presidente estadual do partido em Minas e 1° secretário-executivo nacional.

Em 2020, foi líder do Solidariedade na Câmara e atuou com afinco no enfrentamento aos danos causados pela Covid-19. Votou a favor de mais de 100 proposições para auxiliar o povo brasileiro. Foi o relator da primeira lei votada de forma remota no Congresso Nacional, que permitiu a distribuição de alimentos da agricultura familiar a 42 milhões de alunos das escolas públicas. 

O parlamentar é engenheiro agrônomo e extensionista rural, com especializações em Piscicultura, Solos e Meio Ambiente. Presidiu a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) de 2003 a 2010. Foi criador e gestor do Programa Minas Sem Fome e de programas importantes da agricultura mineira. Também foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e do Conselho Estadual de Política Agrícola. 

Foi eleito por três mandatos para o cargo de presidente da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) de 2005 a 2010. Organizou missões técnicas na França, Itália, Portugal, Luxemburgo, Bélgica, Chile, Argentina e Peru voltadas para a extensão rural.

Luta por melhorias estaduais, tais quais, duplicação e ampliação de rodovias. É autor ainda da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, que obriga as prestadoras de telefonia móvel a oferecerem cobertura do serviço em pelo menos 50% dos distritos dos municípios em que atuam.

Na Câmara dos Deputados, preside a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, coordena a Frente Mista de Agricultura Familiar em Minas Gerais e é diretor de comunicação da Frente Parlamentar da Agropecuária. Foi o idealizador e primeiro presidente da Subcomissão de Agricultura Familiar e Extensão Rural da Câmara dos Deputados. Atua na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente na Câmara dos Deputados, da qual é titular. 

Participou da gestão do Governo de Minas como secretário de estado de Trabalho e Emprego 2013. Em 2014, foi secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, quando organizou e liderou a construção coletiva do planejamento estratégico da agropecuária mineira, com horizonte de 2015 a 2030.

Em 2019, teve importância destacada como coordenador da comissão externa de Brumadinho, fez nove propostas de legislação e algumas viraram leis. Também coordenou a comissão externa para acompanhar as obras lastreadas com recursos do orçamento geral da União, que resultou no livro de sua autoria ‘Obras Paradas: entrave para o desenvolvimento do Brasil’, publicado em 2019. 

Na atual legislatura, tem como foco a agricultura familiar e o investimento em ciência e tecnologia na área da extensão rural e agropecuária sustentável, de modo a estabelecer o Brasil como o maior celeiro de alimentos no mundo.

Contatos

(61) 3215-5608

dep.zesilva@camara.leg.br

Acompanhe suas redes