Bebeto

José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto (Salvador, 16 de Fevereiro de 1964), é deputado estadual no Rio de Janeiro. Ex-futebolista brasileiro, atuava como atacante e trabalhou também como treinador.

Como jogador, foi Tetracampeão mundial pelo Brasil na Copa do Mundo de 1994 e vicecampeão na de 1998. Uma de suas marcas registradas era o gol de voleio, onde rebatia a bola num salto de lado, geralmente caindo no chão, e mandando direto pro gol. Quando defendia o Flamengo, também tinha o costume de marcar vários gols de cabeça.

Conseguiu ser ídolos nos rivais Flamengo e Vasco da Gama, sendo campeão brasileiro por ambos. Passou brevemente também por outro rival, o Botafogo, conseguindo também deixar sua marca. Mas foi no Deportivo La Coruña em que ele foi um ídolo máximo de uma torcida, integrando o SúperDepor da década de 1990.

Mundialmente, Bebeto notabilizou-se pela comemoração onde simulava embalar o recém-nascido filho Matheus, realizada após ele marcar o segundo gol do Brasil contra os Países Baixos na Copa de 1994. “Ficou marcado porque fiz aquilo com muito amor, de coração. Acho que é por isso que ficou marcado. Hoje, no mundo inteiro, o cara faz o gol e comemora do mesmo jeito. Acho bonito pra caramba. O Matheus, todo mundo sabe, foi o único filho que eu não vi nascer”.

Bebeto foi reeleito em 2014 com 61.082 votos.

Encontre o Bebeto na web: