Aderlânia Noronha

Maria Aderlânia Soares Barreto Noronha nasceu no dia 06 de abril de 1978, em Parambu, na Região do Sertão dos Inhamuns, no Ceará. Filha de pais comerciantes – Edmundo Gonçalves Barreto e Maria da Paz Soares, herdou deles o tino para os negócios, além do perfil empreendedor e determinado que põe em prática ao lado do marido, o também empresário e Deputado Federal Genecias Noronha, na condução de suas empresas e na vida familiar com os quatro filhos: Matheus, Amanda, Genecias Júnior e João Pedro.

Exemplo de mulher e de liderança política

Desde cedo, Aderlânia Noronha sempre esteve engajada e comprometida com a população de Parambu. Seu carisma, disposição para servir e sensibilidade em relação a problemas como a seca – que periodicamente castiga a Região, atingindo as famílias –, as lutas em defesa das mulheres, dos idosos, do público infanto-juvenil, do combate à violência doméstica e infantil, da geração de emprego e renda, da Educação e Saúde de qualidade, fizeram-na despontar, naturalmente, como uma forte liderança política, com reconhecimento dentro e fora do Município.

Quando adolescente vestiu literalmente a camisa dos Esportes – com destaque para o Vôlei –, ao defender a prática esportiva como ferramenta educacional que trabalha valores humanos, éticos e morais, além de proporcionar o desenvolvimento físico e social de crianças e jovens.

Com a simplicidade de uma mãe experiente e dinamismo de quem consegue doar-se à família e ao trabalho, atuou como primeira-dama de Parambu (2005-2010) abraçando, com muita dedicação, o desenvolvimento de projetos sociais implantados na administração Genecias Noronha. Dentre eles destacam-se o “Mãe Saudável” e o “Casa da Mulher”, voltados para a maioria da população da cidade que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de mulheres:

  • O primeiro objetiva contribuir para a diminuição dos problemas gestacionais em mulheres em situação de risco pessoal e social, bem como diminuir os índices de mortalidade infantil, além de viabilizar a inclusão social das mães em programas já existentes no Município, garantindo-lhes uma gestação saudável, com orientações adequadas e acompanhamento médico. A meta inicial do Projeto foi o atendimento às gestantes dos bairros e localidades mais carentes da cidade e implantação de oficinas de trabalho para confecção dos enxovais dos bebês pelas próprias mães;
  • O segundo é um centro de atendimento às mulheres que oferece serviços gratuitos na área de Saúde, como exames de prevenção e ultrassonografias.

Força feminina na luta Política

Aderlânia Noronha é um espelho da participação da mulher atuante na sociedade. É filiada ao Partido Solidariedade no Ceará e eleita a segunda mais votada Deputada Estadual no pleito de 2014, com 97.172 votos, para reforçar o valor da mulher na política, com ética, transparência e trabalho.

 

Aderlânia Noronha – Deputada Estadual (1º mandato 2015-2019)

Tel.: (85) 3482.4174 ou 3482.4254
Email: depaderlanianoronha@gmail.com
Facebook – https://www.facebook.com/AderlaniaNoronha?ref=hl
Twitter – @DepAderlania
Instagram – @aderlanianoronha