Prévia de sondagens da FGV sinaliza recuo da confiança empresarial e dos consumidores em outubro – G1

A prévia extraordinária das sondagens da Fundação Getulio Vargas sinaliza um recuo da confiança empresarial e dos consumidores em outubro. Em relação ao número final de setembro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) diminuiu 1,1 ponto, para 96,4 pontos, enquanto o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 3,9 pontos, para 79,5 pontos.

“Os resultados prévios das sondagens de outubro sugerem uma interrupção na tendência de recuperação da confiança empresarial, com piora das expectativas em todos os setores, exceto na indústria, que continua com perspectivas bastante otimistas para os próximos meses” afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens da FGV IBRE.

“Já o nível muito baixo da confiança dos consumidores decorre em grande medida da preocupação com o mercado de trabalho, a aceleração recente dos preços de alimentos e da incerteza com a pandemia e com o fim do período de benefícios emergenciais”, acrescentou.

Segundo o levantamento divulgado nesta quinta-feira (15) pela FGV, o descolamento entre a confiança de empresários e consumidores é o maior desde 2010.

Para os empresários, a queda da confiança decorreria exclusivamente da piora das expectativas para o futuro, dado que haveria melhora da percepção sobre o momento atual. Já para os consumidores, o aumento do pessimismo para os próximos meses é o que tende a exercer maior influência.

Segundo a prévia, o Índice de Situação Atual dos Empresários (ISA-E) aumentaria 2,9 pontos, para 95,9 pontos em outubro, enquanto o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) cairia 3,8 pontos, para 97,2 pontos.

Entre os consumidores, o índice que mede a percepção sobre a situação atual (ISA-C) diminuiria 1,9 pontos, para 70,7 pontos, enquanto o indicador que capta as perspectivas para os próximos meses (IE-C) recuaria 5,0 pontos para 86,5 pontos.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

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