Investimentos em capacitação política como diferencial de um partido inovador

No próximo ano, o Brasil passará por mais uma fase de disputa política, com as eleições municipais para eleger vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. A data das eleições de 2016 ainda não foi confirmada pelo TSE. Provavelmente o primeiro turno ocorrerá no dia 02 de outubro e no dia 30 de outubro, o segundo.

Hoje é notório que a conscientização e o conhecimento político são pontos que estão sendo reforçados entre a população nos últimos anos. As pessoas, cada vez mais, cobram dos políticos as suas decisões e, mesmo assim, parece que muitos deles não se importam com o que a sociedade pensa. Ainda mais neste momento de desconfiança que estamos passando, em que muitos dos representantes públicos ficaram desacreditados, por não cumprirem as promessas oferecidas durante suas campanhas eleitorais.

Com a proposta de mudar esse sentimento quanto à política nacional, a Fundação 1º de Maio, entidade ligada ao Solidariedade, desenvolveu um projeto educacional sobre política em todo o Brasil. Batizado de “Ciclo de Cursos de Formação Política”, o encontro é exclusivo para nossas lideranças partidárias, que recebem conteúdos e participam de debates para ampliar suas orientações político-partidárias e, assim, apresentarem-as aos cidadãos. Nossa meta é que todos espalhem de forma clara as diretrizes do partido e mostrem que somos uma alternativa de governo, com ideias novas e concisas sobre gestão pública e social.

A primeira edição do curso foi na Praia Grande (SP), onde tivemos a presença de aproximadamente 100 lideranças partidárias. No evento, os participantes puderam tirar dúvidas, conhecer melhor nosso posicionamento diante de temas públicos, debater sobre o futuro do Brasil e trocar experiências. As próximas datas do curso no Estado de São Paulo serão: 28 e 29/5 em Campinas; 11 e 12/6 em Piraju; e 2 e 3/7 em Presidente Prudente.

Queremos ampliar o espaço do Solidariedade nas câmaras municipais, mas sejam pessoas que trabalhem de verdade para a nossa sociedade, escolhidas por apresentarem propostas de uma gestão pública inovadora. Assim como afirma o nosso presidente, Paulinho da Força, “o que nosso candidato prometer, terá de cumprir. Caso contrário, será expulso do partido, porque não inventamos histórias para conseguir votos”.

Estamos a pouco mais de um ano das próximas eleições, sabemos que o tempo é curto e por isso estamos trabalhando bastante para garantir que nossos filiados estejam bem preparados para atender à população. Somos um partido novo, mas temos consciência do nosso potencial, já que nesse curto espaço de tempo integramos cerca de 70 mil filiados em todo o Brasil.

Por isso, é muito importante fomentar entre nossos representantes uma ideologia política clara, verdadeira e que proteja o cidadão, principalmente o trabalhador brasileiro. Os cursos oferecidos já são uma mostra da nossa identidade inovadora, que se desenvolve com ações participativas e amplamente democráticas. Afinal, queremos mudar o Brasil para o bem e não mantê-lo no ponto morto.