24 de fevereiro – Dia da Conquista do Voto Feminino

No dia 24 de fevereiro comemoramos o dia da conquista do voto feminino no Brasil. A data é uma grande vitória nos direitos das mulheres brasileiras, foi com muita luta que em 1932 o direito de mulheres votarem foi garantido através do decreto 21.076 do Código Eleitoral, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados.

A primeira mulher a ser eleita nas eleições de 1933 foi a médica, escritora e pedagoga Carlota Pereira de Queirós, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira. Ela foi eleita pelo estado de São Paulo e participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Médica formada pela Universidade de São Paulo em 1926, com a tese ‘Estudos sobre o Câncer’, a Doutora Carlota organizou um grupo de 700 mulheres e junto com a Cruz Vermelha deu assistência a centenas de feridos que chegavam das frentes de batalha. Em 1950, fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas.

Os três poderes ainda é espaços predominantemente masculinos por anos a fio, as mulheres precisaram lutar para conseguir participar da vida pública e política.

Nosso país conta com apenas 10% de mulheres no Parlamento, segundo dados do Banco Mundial e do Tribunal Superiores Eleitorais divulgados em março do ano passado. Assim, o país ocupa a vergonhosa 115ª posição no ranking mundial de mulheres na política.

Mas o nosso partido Solidariedade veio para fazer a diferença, juntos vamos mudar o Brasil.