Fundação 1º de Maio

A Fundação 1º de Maio

             Todo partido precisa de um órgão que seja responsável pela construção teórico-ideológica que dê sustentação às suas ações, pela formação e capacitação de seus líderes, filiados e militantes, e pelo fomento do diálogo junto à sociedade civil. O Solidariedade tem a Fundação 1º de Maio como parceira nessa tarefa de transformar o Brasil e, juntos, temos rodado o País para cumprir essa missão.

Confira o que já realizamos em pouco mais de dois anos de existência e os nossos planos para o futuro:

2014

            A Fundação 1º de Maio foi criada oficialmente no dia 18 de setembro, e já em novembro fizemos a nossa primeira atividade: o seminário “Militância e Discriminação: o discurso do preconceito nas mídias sociais durante as eleições de 2014”. E não paramos mais.

 2015

            Ao longo de 2015 realizamos o 1º Ciclo de Cursos de Formação Política. Percorremos o Brasil todo e alcançamos mais de 1000 pessoas. No ciclo foram ministradas palestras sobre ideologia e diretrizes do Solidariedade, comunicação, oratória, história política e democracia e formação de líderes. Também fizemos oficinas, dinâmicas em grupo e, o mais importante, contamos com o forte empenho e dedicação dos militantes que participaram.
Para concluir o ano, depois de mais de vinte mil km rodados, realizamos o 1º Núcleo Nacional de Organização e Articulação do Solidariedade. Um curso intensivo de 5 dias, na cidade de Mogi das Cruzes-SP. O evento reuniu representantes de todos os estados brasileiros para debater temas como ideologia partidária, legislação eleitoral, planejamento estratégico, comunicação e organização partidária. Nele os participantes também realizaram oficinas, atividades em grupo e até uma gincana, que foi um dos destaques do evento. O curso foi pensado para, além de fornecer um conteúdo técnico, proporcionar uma vivência de valores que queremos para a nossa prática política, como cooperação, trabalho em equipe, ética e solidariedade.

 2016

Realizamos em 2016, o 2º Ciclo de Cursos, formado por dois módulos: Organização Partidária e Mandatários. Cada um deles foi direcionado para um público específico do Solidariedade: o primeiro, para as pessoas ativas na administração do partido, com cargos organizacionais; o segundo, para os assessores, candidatos e pessoas com interesse em se candidatar.

Contamos com a participação de mais de 7 mil pessoas de todo o Brasil.

No segundo semestre, pensando em aproximar as atividades da Fundação e do partido Solidariedade dos movimentos sociais, foram formados os Grupos de Trabalho de cada uma das Secretarias Temáticas: Secretaria da Mulher, Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Secretaria do Jovem, Secretaria do Movimento Sindical, Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar e Secretaria da Igualdade Social.

O objetivo de cada um dos GTs foi desenvolver um compartilhamento rico de ideias e experiências, participaram pessoas de vários estados interessadas pelas causas e engajadas na luta por direitos! Os primeiros encontros foram muito intensos e contribuíram para fortalecer e planejar o trabalho do partido frente aos movimentos sociais.

Prestes a tomar posse, os prefeitos eleitos pelo Solidariedade nas eleições de 2016 participaram, em dezembro desse ano, do 1º Encontro Nacional de Prefeitos, onde eles puderam entrar em contato mais profundo com a ideologia que sustenta as ações do partido, com princípios da administração pública, lei de responsabilidade fiscal, emendas parlamentares e muitas outras temáticas que auxiliarão o desenvolvimento de um trabalho ético e sério de nossos prefeitos.

Depois do sucesso do primeiro, o 2º Núcleo Nacional de Organização e Articulação não poderia ser diferente. Mais uma semana intensiva de cursos, palestras, gincanas e oficinas. Tivemos até uma simulação das atividades desenvolvidas na Câmara dos Deputados, tudo para tornar as nossas lideranças e militantes peças-chave na elaboração de uma nova política, capaz de satisfazer verdadeiramente os anseios da população brasileira.

2017

             Começamos o ano já com um calendário cheio. Em janeiro realizamos o 1º Encontro de Vice-Prefeitos do Solidariedade, a fim de capacitá-los para assumirem o cargo, caso necessário, e desenvolver um trabalho coerente, que represente as ideias do partido por onde quer que os nossos militantes eleitos atuem. No mesmo mês, também demos início ao 3º Ciclo de Cursos para aprofundar os conhecimentos adquiridos no ano anterior, agora voltado para os vereadores eleitos, chamado Mandatários II. Os cursos serão ministrados até julho deste ano.

Ainda neste primeiro semestre, lançaremos o nosso novo site com recursos de acessibilidade para alcançar, sem restrições, o maior número de brasileiros e brasileiras.

Para o segundo semestre temos previsto a participação no Congresso Nacional do Solidariedade, que deverá reunir militantes de todo o Brasil para debater a ideologia e bandeiras do partido, e planejar a execução do conteúdo programático.

O trabalho da Fundação 1º de Maio junto ao partido Solidariedade não para! Para saber as novidades nos acompanhe pelo site  (www.fundacao1demaio.org.br) e redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/fundacao1demaio/) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCjFmqCk11FCTmR0_tVuiPoA)

 

Nosso trabalho só tem valor se você participa dele!