Zé Silva quer acesso a laudos de estabilidade de todas as barragens de rejeito existentes no Brasil

O coordenador da Comissão Externa destinada a fiscalizar as barragens existentes no Brasil, deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), afirmou em nota neste domingo (17) que irá requerer em caráter de urgência os laudos de estabilidade de todas as barragens de rejeitos existentes no Brasil, em operação ou em processo de desativação. O pedido será feito às empresas e aos órgãos de fiscalização.

A decisão veio após a evacuação de famílias ocorrida no último sábado (16), em Macacos, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi a terceira por risco de rompimento após a tragédia em Brumadinho (MG).
As outras duas ocorreram em Barão de Cocais e Itatiaiuçu, na região Central. “Inúmeras famílias precisaram sair às pressas de suas casas e permanecem fora sem perspectiva de retorno”, comentou Zé Silva.

O parlamentar também explica que “a falta de informação segura e confiável provoca pavor e medo na população que não pode mais aguardar por esclarecimentos”.

Leia aqui a íntegra da nota: https://goo.gl/UUyrDw 

Agenda

Nesta terça-feira (19), a Comissão Externa vai realizar nova audiência pública. Desta vez, para ouvir representantes de órgãos de fiscalização e controle. A expectativa é buscar esclarecimentos sobre a atual legislação, as práticas e as medidas utilizadas, em especial, após a tragédia de Brumadinho.

Na semana passada, o colegiado ouviu o presidente da Vale, Fábio Schvartsman. Assista ao vídeo sobre a audiência: