Wladimir Costa pede informações sobre voos de Helder Barbalho pela FAB

 

O deputado federal e líder do Solidariedade, Wladimir Costa (PA), protocolou nesta semana requerimento na Câmara dos Deputados solicitando informações sobre o uso de recursos públicos para deslocamentos aéreos do ministro da Integração nacional, Helder Barbalho.

Segundo reportagem publicada em 17 de fevereiro pela Revista Veja, o ministro teria usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para “curtir o fim de semana” em seu estado, o Pará. Em levantamento realizado pela Rádio CBN, o ministro voou 120 vezes para o estado apenas em 2017. A reportagem também revela que outros ministros fizeram uso de aviões da FAB em dias sem nenhum compromisso oficial.

Embora o Decreto nº 4.244 de 2002 permita o uso de aviões da FAB por autoridades do governo, outro decreto de 2015 impede que autoridades usem essas aeronaves para viajar para casa. Nesses casos, eles devem viajar em voo comercial com passagens pagas pelo órgão em que atuam. “O momento econômico que vive o país pede cautela no uso de recursos públicos”, argumenta Wladimir no requerimento enviado à Câmara dos Deputados.

O líder do Solidariedade também enviou um ofício diretamente ao Ministério da Integração Nacional lançando mão da Lei de Acesso à Informação para solicitar detalhes sobre “as despesas realizadas para custear os deslocamentos (do ministro) pelo território nacional, no período compreendido entre a posse e o recebimento do pedido”.