Vereador de Fortaleza economiza mais de meio milhão de reais

vereador economico

Em seu primeiro ano de gestão na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Odécio Carneiro do Solidariedade-CE segue uma linha pautada na transparência e dá exemplo de como administrar o dinheiro público. O parlamentar encerra o ano de 2017 com uma economia de mais de meio milhão de reais, precisamente R$ 548.020. Dinheiro que deixou de usar com gasolina, alimentação, telefone, publicidade, passagens aéreas, aluguel de veículos, entre outros serviços disponíveis aos vereadores, por meio do chamado Sistema de Desempenho Parlamentar (SDP).

Odécio é o único vereador de Fortaleza que devolve 100% desta verba e metade do investimento com pessoal. O vereador tem apenas oito assessores (o mínimo regimentar), embora possa contratar 22, com teto máximo de R$ 33.500, mensais.

Não é por acaso que o parlamentar tem um cuidado especial com o dinheiro público. Por ser Policial Federal, segue uma linha pautada na moralidade administrativa. “Usar esta verba é um privilégio que não quero ter. Pode até ser legal, mas é imoral. É uma questão de ética, de moral. Não estou gastando dinheiro com aquilo que não concordo”, justificou.

Além de economizar todo este dinheiro, Odécio é um vereador atuante, com vários projetos na linha de combate à corrução e na área social. Tem um currículo respeitável: policial federal, bacharel em direito e pós-graduado em gestão de segurança pública e defesa pessoal. Na Câmara Municipal de Fortaleza é membro da comissão de Segurança Pública e da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte.