Vera do Jacó: Única mulher na bancada foi a vereadora mais votada de Vila Pavão

Vera Lúcia Elias de Souza, a Vera do Jacó, foi eleita vereadora em Vila pavão no pleito de 2016. Com 53 anos, casada e mãe de dois filhos, a técnica de enfermagem tem uma rica história de coragem e luta junto às comunidades do município de pouco mais de nove mil habitantes no noroeste capixaba.

Eleita com 300 votos (4,85%), Vera, que se candidatou pela segunda vez, teve a maior votação no município e é a única mulher na composição da bancada de Vila Pavão para a próxima Legislatura. Na eleição passada, a atual vereadora não foi eleita por apenas dois votos. Vera trabalhará em conjunto com o prefeito, Irineu Wutke, também do Solidariedade,  eleito com 2.565 votos ( 41,60%).

A caminhada de Vera até a Câmara nasceu do clamor popular, que observou a vontade de trabalhar pelo município e detectou sua capacidade para legislar. “Tive muito apoio de todos; principalmente das mulheres e idosos de Vila Pavão. Além disso, minha campanha foi abraçada pela comunidade católica”.

No histórico de Vera, porém, estão registrados inúmeros feitos pelo povo pavoense.  A vereadora, que está terminando o curso de Gestão Ambiental, já foi secretária municipal de meio ambiente e é a fundadora da Associação de Catadores de Recicláveis de Vila Pavão, que emprega cinco pessoas: “A associação, que funciona em local alugado, surgiu da necessidade da preservação do meio ambiente e da geração de renda para essas famílias, que não conseguiam colocação no mercado de trabalho”.

De acordo com Vera é necessário que o projeto seja implementado: “o próximo desafio é de uma prensa para compactar o material catado pelos associados. Atualmente, esse material é pesado e vendido solto; com o equipamento é possível compactar o material e com isso, alcançar um preço melhor”.

Vera conhece o município como ninguém e sabe que há muito trabalho a ser feito. Seu foco principal é o suporte aos agricultores e a atenção especial à saúde. De acordo com ela, é necessário reestruturar os Postos de Saúde da Família que existem nos três distritos de Vila Pavão e melhorar o acesso à saúde básica como um todo, já que o município não conta com um hospital. “Atualmente, temos apenas dois, dos três PSFs funcionando e eles não atendem todas as necessidades dos usuários. Precisamos dar atenção à distribuição de medicamentos e ofertar mais serviços à população”, relata a vereadora.