Seminário “Mulheres em Ação” discute empoderamento e participação feminina na política no RS

Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Solidariedade promoveu o seminário “Mulheres em Ação”, realizado nesta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Aberto ao público em geral e contando com a presença de lideranças de diversas áreas, a atividade contou com uma série de debates relacionados ao empoderamento e ampliação da participação feminina na política e demais espaços sociais.
A tarde iniciou com a palestra “Autoestima & beleza: estratégias para conquista de novos mercados”, com a jornalista e maquiadora Schana Rodrigues. Para além da vaidade, a boa aparência, segundo a palestrante, pode ser abordada como uma ferramenta de sucesso e de conquista de credibilidade no ambiente profissional. “A autoestima é muito importante para que as mulheres consigam manter uma boa relação no convívio social e, principalmente, no ambiente de trabalho. Alguém que esteja mal com a própria imagem não consegue ser plenamente produtivo”, destacou.
Saúde preventiva foi tema de discussão na palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a voluntária do IMAMA Ieda Morsch Beier. A administradora e membro da comissão de ética da Economia Solidária do Estado, Mônica Baroni, introduziu a temática dedicada ao empreendedorismo. A palestra sobre o tema foi realizada pela educadora social e psicóloga Daniela Van der Straeten Pimentel, da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), que apoia grupos e comunidades em situação de exclusão e vulnerabilidade econômica e social. Abordando o empreendedorismo a partir do viés da economia solidária construída por mulheres, a a palestrante promoveu a reflexão a respeito do papel da mulher diante dos aspectos familiares, profissionais, religiosos e da política.
A secretária municipal da Mulher do Solidariedade de Porto Alegre, Karla Ferreira, fez sua saudação aos participantes, reforçando a importância dos espaços dedicados às temáticas que envolvem a mulher. Participando do evento, o presidente estadual do Solidariedade e vereador de Porto Alegre Clàudio Janta homenageou, em nome do partido, as lideranças Viviane Correa e Bernadete Senna, que concorreram à vereança no último pleito municipal.
O líder enfatizou a importância da participação feminina na política partidária e nos espaços de representação, apesar das barreiras impostas pelos preconceitos e estigmas ainda atrelados às mulheres. “Por trás de um grande homem não está uma grande mulher. Grandes homens e grandes mulheres precisam estar juntos, lado a lado. Só assim se constrói uma política e uma sociedade verdadeiramente igualitária”, concluiu Janta.
O evento encerrou-se com a Roda Viva dedicada a abordar temas relacionados a história e avanços da mulher, com a atriz e diretora de teatro e cinema Patsy Cecato; direito coletivo do trabalho e sindical, com a advogada Carmen Pinto; Lei Maria da Penha, explicada pela advogada Aline Mello e políticas públicas, com a secretária estadual da Mulher do Solidariedade, Cátia Siqueira, que apresentou um panorama da participação política das mulheres no Brasil.
Um dos dados apresentados foi em relação ao número de mulheres engajadas politicamente. No ranking, o Brasil aparece na penúltima posição em participação política de mulheres, à frente apenas do Haiti. “Somos a maioria da população brasileira e a maioria também entre os eleitores. Apesar das campanhas por mais mulheres na política, o número de mulheres nos parlamentos caiu. Temos que incentivar os partidos políticos a abrir espaços na política e conscientizar sobre a importância das mulheres ocuparem cargos legislativos, subirem às tribunas”, alertou a secretária Cátia Siqueira.
O evento contou ainda com exposição e venda de produtos de artesãs vinculadas à Economia Solidária. Também estiveram presentes a vereadora do Solidariedade de Quaraí, Izar Mirailh e o juiz aposentado João Gilberto Rahal.