Reflexão ‘’Dia internacional das Pessoas com Deficiência’’

No mundo milhões de cidadãos tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Diante disso, em 1992, a ONU instituiu o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro.  A data de hoje, procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano, o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade.

O Solidariedade criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência para garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência por meio da participação ativa na sociedade, liderando a transformação da realidade dessas pessoas com iniciativas que as impulsionem.

A Secretaria é uma referência política de inclusão e acessibilidade por meio da formação de agentes transformadores da qualidade de vida das pessoas com deficiência, ocupando espaços na política e conscientizando a sociedade sobre a sua importância.

O Brasil tem mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, essas pessoas precisam ser inseridas na educação, cultura, lazer, esporte, trabalho e na sociedade em um contexto geral, as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência também devem ser prioridades nas políticas públicas.

Nós pessoas com deficiência, comemoramos e desejamos que a data de hoje, seja de reflexão, e que todos entendam que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

Vamos juntos na luta pela inclusão e igualdade de direitos!!