Professor da Austrália participa de evento sobre meio ambiente organizado pelo Solidariedade

O Solidariedade promove, na próxima quarta-feira (14), o I Colóquio Internacional Brasil-Austrália: o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Agricultura, a Proteção do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Econômico.

O evento, que ocorrerá na Câmara dos Deputados, terá a presença do diretor do Centro Australiano de Agricultura e Direito, da Universidade da Nova Inglaterra (Austrália), professor Paul Martin, que vai tratar da Governança rural adotada em seu país de origem.

O foco do Colóquio é analisar os efeitos presentes e futuros do desenvolvimento econômico agroindustrial no meio ambiente, na utilização da água, nos problemas de desertificação, na preservação da biodiversidade, nas questões de segurança alimentar, entre outros.Também pretende-se discutir sugestão de propostas de trabalho e de parceria com os órgãos educacionais por meio de intercâmbios e acordos, na perspectiva de contribuir e enriquecer a comunidade acadêmica e a população local com conteúdos e a troca de experiências sobre os temas a serem explorados.

A primeira participação será do professor Paul Martin, que tem mais de 100 publicações acadêmicas sobre a relação entre o desenvolvimento sustentável e a agricultura. Entre um de seus projetos recentes está o Programa de Pesquisa de Governança da Paisagem Rural da Próxima Geração, focado em propor novas leis e instituições integradas de gestão de recursos naturais.

Em sua palestra, o professor australiano vai tratar dos problemas que envolvem a agricultura familiar e a proteção ao meio ambiente, com base na Convenção da Biodiversidade Biológica (CDB), que tanto o Brasil como a Austrália são signatários. A CDB é um tratado da Organização das Nações Unidas que funciona como um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente. Martin comenta que, em sua vinda, pretende também viabilizar investimentos em pesquisa em parceria com universidades brasileiras.

Serviço:

I Colóquio Internacional Brasil-Austrália: o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Agricultura, a Proteção do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Econômico

Quando: Quarta-feira (14/03), a partir de 10h

Local: Auditório Nereu Ramos – Anexo II – Câmara dos Deputados

Programação:

10h – Abertura pelo presidente da mesa – Deputado representando a Câmara dos Deputados.

10h10 – Palestra do Professor Paul Martin, diretor do Centro Australiano de Agricultura e Direito, da Universidade da Nova Inglaterra (Austrália). Tema: Governança rural e proteção do meio ambiente – experiências da Austrália.

11h30 – Palestra do Secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), da Casa Civil, Jefferson Coriteac. Tema: A realidade da agricultura familiar no Brasil – o que tem sido feito e quais são os projetos futuros.

12h30 – Palestra do Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Tema: Como trabalhar de forma central e harmoniosa a agricultura e o meio ambiente.