PolíticAção qualifica cidadãos de todo Brasil

A formação política é essencial para todos os brasileiros que desejam mudanças. Esse é o principal objetivo do curso PolíticAção, ministrado pelo Solidariedade e a Fundação 1° de Maio.

Diferente do Lidera+, que forma mulheres, o PolíticAção qualifica politicamente homens de diferentes regiões do país. No total, serão capacitadas 200 participantes.

O curso, dividido em quatro módulos, são realizados em Brasília e São Paulo. No último final de semana (21 e 22), a formação aconteceu em Brasília, com pessoas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Neste sábado e domingo (28 e 29) foi a vez dos estados do Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul.

Para o deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, a formação é importante para preparar pré-candidatos e sociedade civil. “É fundamental qualificar a sociedade politicamente. Por isso, a Fundação 1º de Maio e o Solidariedade resolveram realizar o curso para todos que pretendem mudar o Brasil de forma democrática”, afirmou.

De acordo com o secretário-geral nacional do Solidariedade, Luiz Adriano, o PolíticAção prepara os participantes para os desafios eleitorais. “O Solidariedade é o primeiro partido a investir em formação política. Isso nos diferencia de qualquer outra legenda e nos faz crescer em todo país”, explicou.

“Preparamos os módulos com muita dedicação para que todos tenham o melhor conteúdo e possam aproveitar na prática”, declarou a presidente da Fundação 1° de Maio, Samanta Costa.

Para o participante Vilmar Barreto, secretário de Agricultura de Iturama (MG), o curso possibilita o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos políticos e eleitorais. “Sou secretário municipal e estou aprendendo como me comportar diante dos moradores da minha cidade”, esclareceu.

Já para o presidente do Solidariedade de Ubatuba (SP), Gilson Rocha, as redes sociais tornaram-se essenciais para a difusão de notícias e informações. É importante aprender como utilizá-las”, ressaltou.

Outro participante do PolíticAção que aprovou o conteúdo do curso foi o secretário-geral do Solidariedade de Atibaia, Francisco Mendes. “Já no primeiro módulo, o curso atendeu o meu objetivo, porque estou me aperfeiçoando para melhorar a minha participação na sociedade, principalmente na minha cidade”, afirmou.

 

Programação do Curso

Nos dois dias do PolíticAção, em São Paulo, os participantes contaram com palestras, dinâmica e oficinas para aprofundar o conhecimento.

 

Primeiro dia

 No sábado, 28, o vice-presidente nacional do Solidariedade, Jefferson Coriteac, e o secretário nacional da Pessoa com Deficiência, Paulo Pequeno, abriram os trabalhos com a palestra “Solidariedade, nosso projeto e o papel da militância”.

Logo depois, foi a vez do sociólogo e diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que falou sobre “Perspectiva do desenvolvimento brasileiro”.

“Os 5 pilares para uma campanha de sucesso”,  foi tema da palestra do deputado federal, Professor Israel Batista.

Já o vice-presidente da Fundação 1° de Maio, Sandoval Fernandes explicou sobre o papel da Fundação.

O consultor da Fundação 1° de Maio, Cláudio Prado, falou sobre “Partidos políticos e suas ideologias”.

A penúltima palestra foi da advogada e consultora da Fundação 1° de Maio, Dra. Denise Neri.

O primeiro dia foi encerrado com as dicas do presidente do Solidariedade do Rio Grande do Norte e deputado estadual, Kelps Lima, e do jornalista Washington Rodrigues. Eles falaram sobre “Os primeiros passos de uma carreira política”.

 

Segundo dia

O domingo, último dia do módulo I do PolíticAção, foi bastante proveitoso.

A primeira palestra abordou “O histórico do Solidariedade e seus pilares”, com o consultor técnico da Fundação 1° de Maio, Dr Diógenes Sandim.

Os participantes também conheceram mais sobre o “Funcionamento da Câmara dos Deputados e Atualidades”, com o chefe de gabinete do Solidariedade na Câmara, Rodrigo Rios.

A “Comunicação institucional e redes sociais”,  foi assunto da palestra do diretor executivo da Fundação 1° de Maio, Guilherme Martielli.

Para fechar o domingo, o consultor da Fundação 1° de Maio, Cláudio Prado, falou sobre “O Cidadão político”.

 

Encerramento

O encerramento foi realizado pelo secretário-geral nacional do Solidariedade, Luiz Adriano, e o vice-presidente da Fundação 1º de Maio, Sandoval Fernandes, que ressaltou o cuidado que a Fundação tem na escolha dos seus palestrantes. “Os especialistas são escolhidos minuciosamente para que transmitam o melhor conteúdo para vocês”, explicou o vice-presidente.

O próximo módulo do PolíticAção em São Paulo será nos dias 26 e 27 de outubro.

Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento.