Plano Safra é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta–feira (18) , às 9h, audiência pública para discutir questões relativas ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2018 e ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/2018. A reunião foi requerida pelo deputados Zé Silva (Solidariedade-MG).

O deputado destaca a importância de discutir o tema para os segmentos ligados à agricultura brasileira e assistência técnica. “Consultando as possibilidades de crédito, de mercado e as dívidas que já foram contraídas, as medidas devem estar em sintonia com o momento atual e com as demandas do setor produtivo brasileiro”, constata Zé Silva. “Isso propiciará melhorias ao setor, sugerindo ao governo federal a cultura do planejamento de médio e longo prazo”.

Os Planos Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 e o Agrícola e Pecuário são instrumentos para tornar efetivas as políticas econômicas e sociais do Governo Federal em benefício da agricultura familiar e agropecuária, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de medidas visando estimular a competitividade e o empreendedorismo. “Esse importante setor produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros todos os dias e responde por 38% da renda agropecuária, empregando cerca de 75% da mão de obra do campo”, detalha o deputado.

Convidados para participar da audiência:

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi;
Secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno;
Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins;
Representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
Coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser);
Presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf);
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag);
Representante do Banco do Brasil (BB);
Representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB);
Representante do Banco da Amazônia (Basa);
Representante da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer);
Representante da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes);
Representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).