O Brasil representa aproximadamente 15% de toda Água existente no Mundo.

Santa Catarina com um dos litorais mais belos e encantadores do nosso País, de norte a sul, margeado de praias.

Itajaí, uma das cidades mais importante de nosso Estado, cortada pelo importantíssimo Rio Itajaí-Açu, por onde trafegam navios do mundo inteiro transportando mercadorias e fomentando negócios, além é claro, de representar um dos principais Portos Pesqueiros do Brasil.

Dia 22 de Março, dia Mundial da Água. E o que fazemos para preserva-la? Seja a nível mundial ou dentro de nossas casas, quais as condições que adotados para garantir essa fonte de riqueza natural para nossas próximas gerações?

Água que é nossa maior fonte de vida, nossa fonte de riqueza. Milhares de dezenas de pessoas no Brasil ainda não privadas de água encanada, água para beber, tomar banho, realizar as questões mais básicas de saúde.

E nossa cidade de Itajaí? O que tem sido feito para preservar esse nosso maior bem natural? O que vemos é cada vez mais praias poluídas, ausência de planejamento no escoamento e tratamento da água. Nossa barragem localizada no afluente Itajaí Mirim é um completo descaso, praticamente não servindo mais para função da qual foi construída.

Por fim e acima de tudo, preservar a água é garantir nossa existência futura, razão pela qual deve-se priorizar por uma Política Pública de incentivos, orientações a população sobre o uso racional e consciente da água.

Preservar a água é preservar a vida em todas as suas formas, e garantir a perpetuação de nossa casa, o Mundo.

Jackson André Ittner
Secretaria do Meio Ambiente do Solidariedade Itajaí