Região Nordeste sediará seminário sobre assistência técnica e extensão rural – Ater

A Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades estaduais de Extensão Rural do Ceará, realiza, nesta segunda-feira, 03 de julho, em Fortaleza, o 5º Seminário “A Ater que queremos e o Brasil precisa”. O encontro, que acontece na Assembleia Legislativa do estado, vai discutir propostas para o futuro do serviço de extensão rural no país. Composta por 212 parlamentares, a Frente é presidida pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).

No seminário, os membros irão avaliar as demandas que resultarão em sugestões para o avanço da Ater nos próximos anos e farão parte do documento final do seminário. As propostas colhidas durante todo o evento serão consolidadas e encaminhadas para uma discussão de âmbito nacional.

O deputado Zé Silva ressalta a importância dos seminários para a construção de uma nova Ater, por meio da experiência de cada extensionista e de acordo com as limitações de cada região. “O debate com extensionistas, dirigentes e representantes do meio auxiliará a pensarmos juntos a extensão rural que nós queremos e que é fundamental para o futuro da sociedade”, destaca Zé Silva. “As novas tecnologias permitirão que os agricultores produzam com qualidade e garantam a permanência das gerações futuras no campo.”

Extensão rural – A extensão rural brasileira conta com 16 mil extensionistas de campo e mais de nove mil profissionais administrativos, para um universo de 4,3 milhões de agricultores familiares. Entretanto, apenas metade deles é assistida pelos técnicos. Os serviços de ATER estão presentes em 5.359 municípios (96% do país), mas com uma força de trabalho muito aquém do necessário para atender a totalidade dos produtores.

Segundo o deputado Zé Silva, os agricultores que recebem esses serviços de assistência técnica produzem quase quatro vezes mais do que os que não recebem. Isso mostra que o produtor precisa desse auxílio para aumentar e melhorar sua produção. “Tivemos avanços significativos nos últimos anos, porém, é necessário muito mais e, com a urgência que o meio rural necessita para se fortalecer, conter a migração rural e assegurar em nosso país a promoção da segurança alimentar”, aponta o parlamentar.

Serviço:

5º Seminário “A Ater que queremos e o Brasil precisa”
Dia 03 de Julho às 10h
Local: Assembleia Legislativa de Fortaleza (CE), Av. Desembargador Moreira, 2807.
Bairro:
Dionísio Torres