M A N I F E S T O – Solidariedade

O Partido Solidariedade está com o povo brasileiro: NÃO ao leilão do Campo de Libra! SIM à soberania brasileira!

 

O recém-criado Solidariedade é um Partido que nasceu com o firme propósito de lutar pela construção de um Brasil soberano e mais justo socialmente. Sendo assim, não poderíamos ficar alheios às graves ameaças e ao descalabro que o nosso governo quer perpetrar contra o povo brasileiro. O leilão do Campo de Libra, do Pré-Sal, área estratégica descoberta pela Petrobras, o maior campo petrolífero de toda a história da exploração do produto em todo o mundo, riqueza do País e do nosso povo, não pode simplesmente ser entregue para que países estrangeiros a explorem, em detrimento dos anseios dos brasileiros. Aliás, nem se trata de entrega para exploração, uma vez que as empresas estrangeiras, nada mais farão além de desenvolver a produção de um campo já perfurado e comprovadamente farto.

 

O Brasil já dispõe de reserva de petróleo para cerca de 60 anos. Mais de 60 bilhões de barris de petróleo já foram descobertos pela Petrobras no Pré-Sal. A soberania de uma Nação não tem preço. Em lugar algum do mundo um país independente e soberano leiloa petróleo já descoberto. A prosperidade do nosso País passa pela superação de problemas sociais crônicos e renitentes. Os trabalhadores brasileiros, nossas famílias, nossos jovens carecem de investimentos em saúde, educação, moradia, lazer, transportes públicos. Investimentos que fortaleçam a indústria nacional, e não de atitudes conflitantes com os interesses de milhões de brasileiros, que veem sua soberania ameaçada e seu patrimônio dilapidado.

 

Os recentes e violentos fatos de agressão à soberania nacional, por meio de invasão digital – leia-se espionagem – sobre a estatal brasileira, que deixaram a presidenta Dilma Rousseff indignada ao ponto de cancelar a visita que faria aos Estados Unidos, e exigir, do presidente norte-americano, uma retratação formal, parecem fazer parte de um passado longínquo e esquecido no tempo. Por onde andará aquele discurso da hoje presidenta que, durante sua campanha eleitoral, afirmava que “a exploração do petróleo brasileiro por empresas estrangeiras é o mesmo que tirar dinheiro do País”?

 

Temos, sim, de garantir que a riqueza proveniente do Pré-Sal fique a cargo da União, e que seja utilizada em benefício do povo brasileiro. E temos de garantir, também, conforme o Artigo 12º da Lei de Partilha, que a Petrobras seja 100% responsável pela exploração e produção do petróleo brasileiro a descobrir e do já descoberto.

 

A natureza ofereceu ao Brasil e ao nosso povo o legado do Pré-sal. E só preservando para nossa Nação a sua propriedade definitiva, os benesses para a criação de um processo de desenvolvimento sustentado, com investimentos voltados a uma qualidade de vida mais justa e digna, poderão ser efetivamente revertidos para o povo brasileiro. O Brasil acordou, e temos de unir forças, ir às ruas e pressionar governo e governantes em sinal de protesto contra a imoralidade que é o leilão do Campo de Libra. E em favor da Petrobras!