Lidera+ aborda comunicação social e pessoal no IV módulo do curso

Descontração e muito conhecimento. Foi desse jeito que começou o módulo IV do Lidera+, neste sábado (9), que teve como tema a comunicação social e pessoal. Essa é a penúltima etapa do curso de formação política para mulheres.

Durante a abertura o vice-presidente da Fundação 1° de Maio, Sandoval Fernandes, ressaltou o papel das mulheres na sociedade. “As mulheres vão mudar a política brasileira. Acreditamos nisso e, por isso, sempre preparamos o melhor conteúdo para o Lidera+. Queremos que vocês saiam preparadas para fazerem a diferença”, afirmou.

Já a presidente da Fundação, Samanta Costa, fez uma breve saudação às participantes e destacou o papel das mulheres na política. “Nós mulheres somos muito competentes em tudo que fazemos e na política não é diferente. Temos um grande trabalho pela frente e quero ver todas vocês nos representando”, disse.

O compromisso das alunas do Lidera+ foi mencionado pelo secretário-geral nacional, Luiz Adriano. “É esse comprometimento que vai levar as mulheres muito mais longe na política”, explicou.

O Lidera+ tornou-se exemplo em todo país e tem conquistado muitos políticos. A deputada estadual de Roraima, Ione Pedroso, ficou encantada com a iniciativa e veio conhecer de perto. “O motivo da minha vinda é para poder realizar encontros como estes no meu estado, para emponderar as mulheres para a política”, afirmou a deputada.

Programação

Comunicação não-violenta
Com base no tema, a economista e psicóloga, Isla Gonçalves, ministrou palestra sobre comunicação não-violenta. De acordo com ela, é necessário equilíbrio emocional para alcançar os objetivos necessários.

“A comunicação é o melhor caminho para traduzir o que queremos e para melhorarmos nossas atitudes. Mas ela não pode ser violenta. Para conseguirmos uma comunicação adequada, precisamos ter racionalidade, principalmente quando se é uma pessoa pública”, explicou Isla.

Poder da comunicação
Para reforçar a importância da comunicação, a coach Thais Alves, ressaltou o poder de comunicar-se bem. Segundo a coach, o comunicar não está só nas palavras, mas nós gestos e comportamento.

“Tudo é comunicação e pode ser percebida por outras pessoas. Então, é necessário saber se comunicar bem para conquistar”, aconselhou.

Logo depois das palestras, as especialistas realizaram oficinas para colocar em prática todo aprendizado.

Planejamento Orçamentário para Campanha
As palestras deste sábado não ficaram apenas na comunicação, mas como planejar os custos de campanha. O assunto foi abordado pela advogada e consultora da Fundação 1° de Maio, Dra. Denise Neri, que deu várias dicas sobre planejamento orçamentário para campanha.

Por meio do ensinamento, as mulheres aprenderam a orçar os custos para preparem uma campanha eficaz sem muitos gastos.

Clique aqui para conferir o álbum completo de fotos do primeiro dia do módulo IV.