Fusão do Grupo Kroton com Estácio de Sá é tema de audiência na Câmara

Objetivo é esclarecer denúncias de espionagem e fraude no Fies, além de possível monopólio do mercado de ensino superior

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara vai discutir nesta quinta (11) a compra da Estácio Participações pelo Grupo Kroton. O pedido da audiência pública foi feito pelo líder do Solidariedade, deputado Aureo (RJ), que pretende esclarecer denúncias referentes à fusão e o possível monopólio do mercado de ensino superior privado pelas empresas. A reunião está marcada para 9h30, no plenário 07 do Anexo II, na Câmara dos Deputados.

O Grupo Kroton é considerado o maior conglomerado de educação do Brasil, atualmente contando com mais de um milhão de alunos, e a Estácio Participações S.A. é o segundo, com 588 mil alunos. O deputado Aureo alerta que, com a junção, o grupo poderá deter de 30% até 60% do espaço educacional, dependendo da região. A possível concentração de poder do mercado já foi denunciada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela OAB do Rio de Janeiro.

Outros pontos a serem esclarecidos são as acusações de espionagem entre executivos da Kroton e dirigentes da Universidade Estácio de Sá e denúncias de fraude e má gestão contra o programa FIES. O Grupo Kroton é o maior beneficiário do programa de financiamento do governo no país e pesa sobre ele a acusação de ter desviado milhões de reais por superfaturamento de valores cobrados do governo. “Nós só queremos que haja um debate técnico para esclarecer se a fusão traz benefício à educação do país e se não é questionável do ponto de vista da defesa econômica”, destaca Aureo.

Participantes confirmados:

– LENNON MOTA CANTANHEDE, Coordenador-Geral de Auditoria da Área de Educação Superior e Profissionalizante, da Secretaria Federal de Controle do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – CGU;

– AMABILE PACIOS, Presidente da Câmara de Educação Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP;

– ELIZABETH GUEDES, Vice-Presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP;

– RODRIGO GALINDO, Presidente do Grupo Kroton.

Serviço:
Quinta-feira (11), 9h30
Audiência pública sobre fusão do Grupo Kroton com a Estácio de Sá
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS)
Plenário 07, Anexo II – Câmara dos Deputados