Em dia de homenagens e entrega de benefícios à PM, Vilmar recebe Medalha Tiradentes

Juntamente com outras 86 autoridades, o deputado estadual Vilmar de Oliveira (Solidariedade-TO), atualmente licenciado de suas atividades parlamentares para tratamento de saúde, foi agraciado com a Medalha Tiradentes, nesta sexta, 21. A medalha é concedida pelo governador do Estado às autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou, em especial, à Polícia Militar ou ao interesse da corporação. Juntamente com Vilmar, os deputados Osires Damaso, Mauro Carlesse e Cleiton Cardoso estiveram presentes recebendo a mesma homenagem.

A solenidade, realizada no Quartel do Comando Geral (QCG), integra a semana de homenagem ao patrono da corporação. O herói nacional, conhecido como Tiradentes, inspira os policiais militares a terem comportamentos corajosos e a sacrificarem a própria vida em benefício da sociedade.

O dia 21 de abril é designado para a concessão das Medalhas Tiradentes, do Mérito Policial Militar, de Campanha do Mérito Intelectual e de Tempo de Serviço. Com a Medalha Tiradentes foram agraciadas 87 pessoas/autoridades civis/homenageados. Com a Medalha de Mérito Policial foram agraciados 126 policiais militares. Já a Medalha Tempo de Serviço 20 anos foi entregue a 34 policiais militares e a Medalha Tempo de Serviço 10 anos foi entregue a 68 policiais militares.

Na ocasião, além de destacar a bravura dos policiais militares em defesa do Estado, o governador Marcelo Miranda estendeu a homenagem a todos os tocantinenses e destacou a união entre os poderes constituídos. “Gostaria de ressaltar que todos os poderes constituídos, aqui presentes, trabalham de forma integrada e autônoma, em prol do desenvolvimento do Estado”, pontuou.

Benefícios
Para o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) foram entregues 4 etilômetros, 5 banners fachada para os Postos Rodoviários, 6 tendas e 50 cones. Os equipamentos são fruto de convênio entre a Polícia Militar e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Já o Batalhão de Choque (BPChoque) foi contemplado com mais de 12 mil itens destinados às atividades de controle de distúrbios civis e treinamento de efetivo, tais como: 2 caminhonetes, granadas, caneleiras antitumulto, bastões, máscaras contra gases, cartuchos dos mais variados calibres e pneus. Esses equipamentos são fruto de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Na oportunidade, a Polícia Militar também recebeu, doado pela empresa Prossegur Brasil – Transportadora de Valores e Segurança, uma viatura blindada, que atuará no combate a criminosos de alta periculosidade e fortemente armados. (Com informações da Secom/TO)

Fotos e texto: Silvio Santos e Cristiane Lima