Deputado Francischini quer convocação de Lula na CPI do BNDES

O deputado Fernando Francischini (Solidariedade-PR) protocolou nesta última quarta-feira (9), na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um requerimento de convocação do ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

O parlamentar quer esclarecimentos sobre os indícios de tráfico de influência em empréstimos no banco, bem como, as informações de crimes de extorsão contra empresários que eram maquiados como doação eleitoral. “Esses indícios obrigam a CPI do BNDES a ouvi-lo em depoimento. A convocação de Lula é de fundamental importância para que esclareçam essas denúncias”, afirma o parlamentar.

De acordo com o requerimento, o Ministério Público Federal abriu um procedimento para investigar Lula e diz ter indícios suficientes de que teria favorecido determinadas obras fora do país. “Recursos do BNDES estão sob suspeitas, empresários só teriam empréstimos e contratos públicos se pagassem propina maquiada de doação eleitoral”, enfatizou Francischini.

Fonte: Polianna Furtado para o Solidariedade na Câmara