Deputado Coutinho é relator de Comissão que cancela doação de aeronave ao Equador

Proposta aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados cancela a doação, feita pelo Executivo, de uma aeronave C-115 Buffalo da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Equador. O deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) é o relator.

A doação foi feita em 2011, mas o Equador perdeu o interesse pela aeronave. Por isso, o governo enviou ao Congresso o Projeto de Lei 6644/13, que revoga a lei que permitiu a doação (Lei 12.442/11).

As aeronaves C-115 brasileiras foram compradas entre 1968 e 1970 e utilizados para várias missões militares na Amazônia. Elas foram substituídas pelas C-105 Amazonas, compradas da Espanha.

Coutinho ressaltou a necessidade de revogar a doação feita em 2011, já que o Equador desistiu de receber a aeronave por não operar com o modelo oferecido pelo Brasil.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Falta o aval da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: agência Câmara Notícias