Comissão aprova relatório de Lucas Vergilio sobre programação monetária

Na manhã desta quarta-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 848/17, que tem como objetivo validar a programação monetária relativa ao quarto trimestre de 2017.

Segundo o relatório apresentado pelo deputado Lucas Vergílio (Solidariedade-GO), o cenário que serviu de base para a elaboração da programação monetária sob exame contemplou sinais tangíveis de recuperação da atividade econômica. No início de outubro, as expectativas de mercado para o ano de 2017 – segundo Boletim Focus – indicavam: inflação abaixo da meta, na faixa de 3%; crescimento do PIB de 0,75%; expansão da produção industrial de 2%; fluxo de investimento estrangeiro direto de US$ 75 bilhões e déficit do balanço de pagamentos em conta corrente na casa dos US$ 15 bilhões.

“Após três anos de contínuo aumento do desemprego, tinha-se um saldo líquido de 163 mil novos postos de trabalho criados nos oito primeiros meses deste ano”, afirma Vergílio. “A taxa de desemprego no trimestre encerrado em agosto último caíra a 12,6%, depois de ter atingido 13,7% no trimestre encerrado em março.”

A proposição vai agora para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, posteriormente, à Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).