Câmara debate prevenção ao suicídio a pedido de Dr. Leonardo

A Câmara dos Deputados vai realizar amanhã (05.09), uma sessão solene para tratar do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O autor do requerimento aprovado para a realização do evento é o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).

Representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e outras entidades estarão juntos no plenário da Câmara para debater o tema. O debate é uma das formas de fortalecer o Setembro Amarelo – uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão.

“Com formação em medicina e pós em psiquiatria, tenho o compromisso de trabalhar para eliminar a expressiva barreira que ainda existe para falar sobre o problema”, afirma o deputado, que é autor da lei nº  10.598/2017, do estado do Mato Grosso e que institui o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio.

Dr. Leonardo acredita que a sessão solene terá repercussão positiva e que a Câmara dos Deputados vai mostrar seu total comprometimento com a prevenção ao suicídio em todo o país.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo CVV, CFM e pela ABP com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/9). Entre os dias de 8 a 14 deste mês, o prédio da Câmara dos Deputados estará iluminado na cor amarela em referência à campanha.

Estatística

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida anualmente em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 11 mil casos anuais, segundo o Ministério da Saúde. O país é o oitavo com mais episódios no mundo, mas em número de casos por 100 mil habitantes passa a ser o 113º do ranking mundial. O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública a partir de 1990.

Sessão solene

A sessão solene sobre o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio será realizada nesta quinta-feira (05/09), a partir das 9h, no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília.