Secretaria da Pessoa com Deficiência do Solidariedade-MA divulga balanço das atividades de 2017

pessoa com deficiencia MA

 

 A Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência do Solidariedade/MA divulgou, nesta semana, o relatório de atividades desenvolvidas durante o ano de 2017. Foram diversas reuniões com órgãos públicos para solicitar melhoras de acesso, visitas às locais e cidades e vários ofícios encaminhados aos parlamentares.

A Secretaria no Maranhão, iniciou suas atividades em janeiro/2017, quando foram estipuladas metas para serem trabalhadas no estado. “Um dos objetivos da Secretaria da Pessoa com Deficiência, no Maranhão é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade; lutar pelos direitos e defesa das pessoas com deficiências que tenham necessidade de apoio, sejam nas áreas: social, familiar, escolar, saúde, trabalhista, etc”, esclareceu a secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Sigrid Spolzino Porto Pontes.

Nesse primeiro ano algumas atividades merecem destaque como o “Café sem Barreiras”, promovido na APAE de Santa Inês/MA em parceria com a Secretaria, no mês de agosto, que consistiu na realização de uma conversa informal com pais, profissionais e comunidade em geral para tratar sobre ações que valorizem e ampliem projetos em apoio à pessoa com deficiência.

Já em setembro, mês de Luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência, foi promovido o “Setembro Verde, em Brejo/MA, com o objetivo de formar multiplicadores solidários para tratar sobre inclusão, direito a igualdade, acessibilidade e respeito as diferenças.

A Secretaria participou também da “Campanha Lenço Solidário”, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado do Maranhão, no mês de outubro, na arrecadação de lenços para doar ao Hospital do Câncer Aldenora Belo.

Em parceria com a APAE de Paço do Lumiar e uma empresa de confecção de brindes personalizados, a Secretaria contribuiu com a realização do “Projeto APAExonados”, que visa a qualificação profissional da pessoa com deficiência e seus familiares, voltado à geração de renda e inserção no mercado do trabalho.

Também solicitou audiência pública à Assembleia Legislativa de Paço do Lumiar, em parceria com a Apae de Paço do Lumiar, para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Participaram do evento país, professores, profissionais, entidades (deficiência motora e visual), vereadores e representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Maranhão.

“Acreditamos que para a inclusão se tornar efetiva e as pessoas com deficiência se tornarem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida é preciso sensibilizar, conscientizar e mobilizar a participação da comunidade, dos poderes estaduais e municipais”, explicou a secretária.