Genecias Noronha - CE
(deputado federal, parlamentar)

Biografia Deputado Federal Genecias Noronha

Genecias Mateus Noronha nasceu no dia 13 de março de 1963, em Parambu, na Região do Sertão dos Inhamuns, no Ceará. É filho do casal Raimundo Gonçalves Noronha e Luiza Gomes Noronha e pai de Jannyelly, Jamilly, Laura Vitória, Matheus, Amanda, Genecias Júnior e João Pedro. Os quatro últimos do atual casamento com Aderlânia Noronha.

Empreendedor determinado

Ainda na mocidade deixou sua terra natal e buscou, em terras estranhas – Região Norte do País –, construir sonhos que ali julgava não ser possível. Acreditou no seu potencial e com disposição foi à luta, venceu obstáculos e consolidou uma brilhante carreira como empreendedor comercial. Mas, garantir melhores condições de vida para si e para sua família não seria o bastante. Sonhava em retornar ao meio da sua gente e dar sua contribuição para que o povo de Parambu tivesse uma vida mais digna.

Político consciente de sua missão

Ao retornar a Parambu, foi eleito vice-prefeito em 2000. Em 2004, se tornou Prefeito, o que para ele não representava apenas a realização de um sonho pessoal, mas a possibilidade de por em prática uma gestão eficaz, que levasse ao povo mais humilde a condição de ofertar aos seus filhos uma educação de qualidade, com profissionais capacitados para o desempenho da missão de educar e escolas dotadas de condições para o ensino; uma saúde preventiva, com atendimento humanizado, equipamentos modernos e a infraestrutura necessária; com destaque para o Social, através da criação de melhores oportunidades para os cidadãos mais necessitados, que passaram a ter o auxílio de um programa municipal de transferência de renda; sem esquecer a execução de obras estruturantes, tanto na sede do Município, quanto na zona rural.

Trajetória reconhecida

Pela grande gestão que desenvolveu, em 2008, Genecias Noronha foi reeleito de forma consagradora pelos eleitores de Parambu. Porém, a obstinação e o compromisso de contribuir com seu povo foi além das fronteiras de sua terra, o que o levou a renunciar ao mandato em 2010 para pleitear uma cadeira na Câmara Federal. Na época, filiado ao PMDB, obteve 176.286 votos, sendo o terceiro mais votado entre os cearenses nas eleições daquele ano.

Já em seu primeiro mandato, em Brasília, Genecias Noronha foi indicado para um dos cargos mais importantes dentro de uma estrutura partidária, no caso a vice-liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. Sua assiduidade, postura contundente e equilibrada em relação a diversos temas em benefício da sociedade, o credenciam como um dos parlamentares mais atuantes da Casa.

 Parlamentar atuante

No início de sua legislatura apresentou o Projeto de Lei 414/2011, propondo que as milhagens obtidas em viagens aéreas pagas com verba pública não possam mais ser usufruídas pelas autoridades ou servidores públicos. A referida matéria prevê que esse “bônus” retorne à União e seja utilizado para a inclusão social através do Esporte. Os valores seriam convertidos em viagens nacionais e internacionais para que atletas que precisam de apoio possam chegar aos locais das competições.

Como titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano e membro da Comissão de Finanças e Tributação, o Deputado defendeu o aumento de crédito às micro e pequenas empresas, além da Reforma Tributária, como meios de promover uma recuperação dos Estados e Municípios mais pobres em relação àqueles mais desenvolvidos.

Genecias Noronha ainda integra a Comissão Especial instalada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19-A/2011 que estabelece a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. Esta poderá ser um instrumento de suma importância para a redução das desigualdades regionais e para o fomento ao desenvolvimento do nordeste brasileiro.

Presidente do Solidariedade-CE

Em 2013, Genecias Noronha filiou-se ao Partido Solidariedade que nasceu da luta do trabalhador brasileiro por melhores condições de vida. Como presidente da legenda no Ceará, identifica-se com as máximas da sigla: a capacidade de ouvir as demandas populares, dialogar com as esferas de poder, propor soluções e lutar intensamente por conquistas que beneficiem o povo.

Construir um novo tempo para a população cearense, a exemplo do que fez em Parambu, é meta do Deputado Federal Genecias Noronha, reeleito no pleito de 2014 com 221.567 votos, o segundo parlamentar da Câmara Federal mais votado no Estado.

Endereços na web
Tel.: (61) 3215-5244 / Fax: (61) 3215-2244
Email: dep.geneciasnoronha@camara.leg.br
Facebook – https://www.facebook.com/pages/Deputado-Federal-Genecias-Noronha/213910975288105?ref=hl
Twitter – @DepGenecias
Instagram – @geneciasnoronha