Eli Borges (TO) - TO
(deputado federal, parlamentar)

Eli Dias Borges, está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e foi deputado estadual por quatro mandatos e vereador na capital por outros três. Filho de agropecuarista, Eli é natural de Ipameri (GO), onde nasceu em 1º de setembro de 1960. O deputado formou-se em Contabilidade e Teologia e trabalhou como funcionário da concessionária Volkswagen em Porangatu (GO), da Telegoiás e do Banco do Brasil, órgão ao qual prestou serviços durante 14 anos, inclusive em Palmas. É casado com Maria Ulisses Pedroza Borges e tem três filhos: Thiago, Paulo Henrique e Lucas. É também pastor evangélico.

O parlamentar atuou nos últimos anos em várias áreas. O apoio ao setor do ecoturismo, energias sustentáveis e renováveis estão entre os campos de atuação do parlamentar e a defesa a família tem sido seu principal foco e apoio. Para esta legislatura, Eli Borges tem como meta continuar lutando pela retomada da política da geração de emprego e renda e por melhorias na saúde pública e empreendimentos voltados para a agricultura e para a pecuária. Durante sua trajetória política, foi eleito vereador da Capital por três mandatos consecutivos e, em 2002, conquistou pela primeira vez uma vaga no Parlamento Tocantinense.

Nessa condição, foi reeleito no pleito de 2006 com 11.911 votos, sendo a maioria deles nas regiões central e sudeste do Tocantins, em municípios como Palmas, Gurupi, Guaraí, Colméia e Porto Nacional.

Na Assembleia Legislativa de Tocantins, era presidente da comissão de Administração, Serviços Publico, Trabalho e Defesa do Consumidor. Foi reconhecido pela revista Istoé como um dos 10 mais atuantes políticos do estado e o único parlamentar estadual homenageado pelo o tribunal de contas do Tocantins. Foi o deputado que mais alocou recursos para o combate às drogas e recuperação de toxicômanos. Foi homenageado pelos produtores de soja pela defesa do agronegócio e reconhecido pela independência ética e denúncia no trato de coisas públicas.