Dra. Vanda Milani (AC) - AC
(deputado federal, parlamentar)

Nascida na cidade de Cedral (SP), Vanda Denir Milani Nogueira é casada com o agropecuarista Sylas Pascoal Nogueira. Mãe de 3 filhos – os médicos Paulo Sylas, Pedro Samuel e Geraldo Israel – iniciou sua vida pública como 3° sargento-feminino da PM paulista. Acreana de coração, vive no Estado desde 1975, onde foi professora da Secretária de Educação e Cultura, assessora jurídica da Câmara Municipal em Senador Guiomard, delegada Polícia, corregedora e diretora-geral da Secretaria de Segurança Pública do Acre. Foi ainda assessora jurídica do Banco do Estado do Acre (Banacre).

Ingressou no Ministério Público do Acre no ano de 1985, iniciando carreira como promotora pública com atuação no interior e na capital (Rio Branco). No Ministério Público acreano ocupou todos os cargos administrativos da Instituição, dentre eles o de presidente da associação de classe. Elevada ao cargo de procuradora de Justiça em 1994, foi corregedora e sub-procuradora Geral. Em seguida, foi eleita pela classe Procuradora Geral de Justiça.

Afastou-se de suas funções ministeriais em virtude de sua eleição e posse ao cargo de deputada federal, representante do Estado do Acre na Câmara Federal.