Confiança de serviços tem 4ª queda seguida em maio, diz FGV – G1

A confiança do setor de serviços registrou queda em maio pelo 4º mês seguido, retornando ao nível de maio do ano passado, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira (29).

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 3,1 pontos em maio, para 89,0 pontos. No acumulando dos últimos quatro meses houve perda de 9,2 pontos, devolvendo a alta de 9,3 pontos entre outubro e janeiro.

“A quarta queda seguida da confiança de serviços sugere que persiste o período de atividade fraca que o setor vem enfrentando. A combinação da queda suave do Índice de Situação Atual com queda expressiva do Índice de Expectativas mostra que os empresários de serviços não estão confortáveis com a situação que o setor se encontra e se tornando cada vez menos otimistas em relação à evolução dos negócios nos próximos meses. O resultado geral da pesquisa sinaliza uma recuperação lenta da economia ao longo de 2019”, analisa Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de Serviços subiu 0,3 ponto percentual, após cair 1,3 ponto percentual no mês passado, para 82%.

O levantamento ouviu 1.887 empresas entre os dias 2 e 24 deste mês.

Continue lendo